Sonho de consumo. Parte 17.

No segmento de carros superesportivos apenas três marcas competem no Brasil. No topo fica a glamourosa Ferrari, na "base" a respeitada Porsche e, entre as duas, está a Maserati. Nenhuma das três marcas brigam diretamente, por conta dos preços distintos, mas lutam pela preferência do público mais abastado do país.

É exatamente aqui que entra o novo GranTurismo. Vendido a partir desta semana no Brasil pela Via Europa, importadora oficial da Maserati, o belo e luxuoso cupê 2+2 de alta performance vem com a missão de atrair novos clientes inclinados a modelos como Ferrari F430, Porsche 911 Turbo e até o Jaguar XKR. Com linhas assinadas pelo famoso estúdio Pininfarina, o GranTurismo substitui o antigo Coupé, comercializado por aqui até pouco tempo atrás.

De quebra, o cupê também reedita no Brasil e no mundo a sigla GT, que é tradição na Maserati desde o A6, primeiro esportivo da marca, lançado em 1947. E, como um bom representante que é, o modelo traz sob o capô o robusto motor 4.2 litros V8 feito em bloco de alumínio, com 410 cv de potência e robustos 46,9 kgfm de torque. A unidade de força é a mesma usada no sedã grande de luxo Quattroporte e que substituiu o propulsor 3.2 litros V6 biturbo de 370 cv que equipava o 3200 GT, o antecessor do Coupé, vendido no Brasil até 2001.

Entre os muitos destaques, não há como ignorar seu visual destemido. A dianteira é limpa, com o capô marcado por dois vincos centrais paralelos. O indiscutível charme e imponência ficam por conta da enorme grade ovalada, com o tridente da Maserati ao centro, que ocupa praticamente toda a área do pára-choque dianteiro. Ainda na frente, os faróis afilados sobem em diagonal na direção dos encorpados pára-lamas, salientes o bastante para receber as rodas de alumínio de 19 polegadas, ou de aro 20 opcionais.

De tão grandes, as rodas do GranTurismo ficam próximas da elevada linha da cintura. Sobre cada eixo é possível ver claramente os "ombros" formados pela carroceria. Há "músculos" também entre os eixos, na parte onde ficam as duas portas. O caimento acentuado do teto (peculiaridade dos cupês) é outro destaque, com janelas mais curtas e finas que reforçam a esportividade do modelo.

Mas o derradeiro toque estilístico enfeita a traseira, tão majestosa quanto o restante do carro. As lanternas iluminadas por leds têm desenho incomum, em forma de triângulos invertidos, e o pára-choques bojudo ocupa mais da metade da área e traz quatro escapes cromados, dois em cada ponta.

E, se é para impressionar, o Maserati GT também esbanja uma sofisticação particular, em muito aplicada pela Ferrari -- que controla a marca e toda a sua produção. Com estrutura composta de peças de alumínio, o cupê tem distribuição de peso de 49% no eixo dianteiro e 51% no traseiro, o que lhe confere estabilidade privilegiada.

Ainda assim, há controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de freios da prestigiosa marca Brembo munidos de ABS e EBD e seis airbags, capazes de manter bem protegidos os condutores. Os números de performance mostram o porquê de tanto cuidado: 410,6 cv de potência do motor 4.2 V8 a 7.100 rpm e torque de 46,9 kgfm aos 4.750 giros, com 70% da força liberada aos 2.500 rpm, levam o cupê de zero a 100 km/h em 5,2 segundos e à máxima de 285 km/h.

Tamanho fôlego ainda encontra reforço no câmbio automático de seis marchas com sistema auto-adaptativo. A caixa realiza as trocas de marcha de acordo com o modo de condução do motorista, possibilitando comportamento mais brando ou furioso. Já no tamanho, o GranTurismo mostra vocação pelo conforto: tem 4,88 metros de comprimento, 1,84 m de largura e generosos 2,94 m de entre-eixos.

Não à toa, seu interior exibe um alto padrão de luxo, com revestimento em couro e equipamentos "top", como sensores de obstáculos, faróis bi-xênon autodirecionais, monitor de pressão dos pneus e painel de navegação que integra GPS, telefonia via Bluetooth e funções do rádio/CD/MP3. Sofisticações caras para usuários especiais e sobretudo endinheirados: o carro terá preço próximo de R$ 750 mil.

Nenhum comentário: