O estande da Mercedes-Benz é sinônimo de luxo e performance em qualquer evento automotivo. Não é diferente em Detroit, onde acontece o salão do carro de maior destaque dos Estados Unidos. Mas, aqui, o lançamento do novo roadster SLK chamou menos atenção do que a apresentação do conceito (que a Mercedes chama de "estudo") Vision GLK, um SUV de pequeno porte com duas versões, a esportiva e a urbana, que promete ser mais acessível que a média dos modelos da marca alemã.
As versões denominam-se Freeside e Townside -- a primeira é a estradeira, a segunda é a urbana. Diferem no acabamento externo: embora tenham ambas cara de jipinho, só a Freeside traz aqueles elementos típicos de um off-road, light ou de verdade: skid plate, rack no teto, um pequeno estribo, rodas de liga muito agressivas. E não tem aquele pavoroso estepe do lado externo.
Já a versão Townside, que em Detroit está representada por uma unidade prateada que parece feita de alumínio, dispensa esses acessórios e traz uma grade dianteira mais carregada, com barras chapadas sustentando a estrela que simboliza a marca. Tanto ela quanto a Freeside possuem dois escapamentos.
De cara, as duas versões propostas do Vision GLK são mais divertidas e joviais que o SUV ML 450, um dos pioneiros do segmento, e que mantém-se bem mais "careta" (embora mais confortável). Como todos os veículos da Mercedes, o Vision GLK é feito para levar quatro pessoas com muito conforto, e cinco na base do aperto traseiro. Mas quem tem um Mercedes não é para transformá-lo em lotação, certo?
O acabamento interno do Freeside é cuidadoso. Tem um classudo couro branco -- não deve ser fácil mantê-lo limpo, mas o efeito visual é impactante. E os dois passageiros dos bancos traseiros têm à disposição telas de LCD individuais, situadas atrás dos encostos de cabeça dianteiros. O Townside, de um modo geral, é mais austero.
Um aspecto curioso é que o Freeside acaba sendo um carro tricolor: a unidade apreciada por UOL Carros em Detroit é de um branco fosco, com pára-choques e os frisos laterais que os prolongam em prata, e uma parte do teto em preto (fazendo conjunto com o teto solar duplo). Parece um exagero cromático, mas não é. Ficou bom e discreto.
O Vision GLK, nas duas versões propostas, possui motor diesel de quatro cilindros e 2.2 litros de capacidade. A potência gerada é de 170 cavalos. Os propulsores são da tecnologia Bluetec, até agora a melhor resposta que a Mercedes-Benz conseguiu dar à questão ambiental, diminuindo as emissões poluentes (no entanto, a empresa não divulgou qualquer dado sobre isso). Também faz parte do trem de força uma transmissão automática 7G-Tronic, de sete marchas, em conjunto com o sistema all-wheel drive (tração total).
Não há, como é o caso de todos os veículos conceituais, previsão de entrada em produção para o Vision GLK. Mas esse simpático SUV já parece muito próximo da realidade.Fonte: WebMotors.
Nenhum comentário:
Postar um comentário