Pirataria chega ao Playstation 4; console é desbloqueado por preços a partir de R$ 300

De acordo com reportagem do UOL Jogos, assistências técnicas na Rua 25 de Março, ponto comercial de eletrônicos tradicional de São Paulo, estão oferecendo o desbloqueio doPlaystation 4. Segundo os comerciantes, esta operação dá possibilidade de instalar games pirateados diretamente no HD do PS4 com custo entre 30 e 35 reais cada.
Para realizar o hack, os técnicos utilizam um chip - de acordo com o UOL, um Raspeberry Pi - e combinado com o uso de softwares consegue burlar as traves de segurança contra pirataria da Sony. Os comerciantes cobram entre 300 e 400 reais para realizar esta alteração.
Para enganar o sistema da Sony, o sistema clona um PS4, copiando dados básicos como a BIOS e componentes do hardware, e replicam eles em outro sistema. Assim, tudo que o console original adquirir pode ser instalado em seu clone. De acordo com os vendedores, todas as funcionalidades operam normalmente, inclusive o multiplayer online. Até mesmo atualizações não voltam a bloquear o aparelho.
A operação inclui a instalação de 10 a 12 jogos, e para incluir novos games ilegais o usuário precisa levar o videogame novamente aos lojistas. O custo de novos jogos é em torno de 50 reais, abaixo dos 200 reais em média cobrados por jogos legítimos.
O UOL Jogos realizou o desbloqueio de um PS4 para verificar a autenticidade do negócio e, de acordo com a reportagem, o destrave e instalação dos games funcionou. No sistema foram instalados jogos comoo "BloodBorne, "Mortal Kombat X" e "PES 2015", e de acordo com estimativas do  UOL, foi economizado um total de R$ 1.4 mil com este procedimento ilegal.
Sony ainda não se pronunciou sobre o caso, logo não há informações sobre possíveis punições aos usuários que realizarem este procedimento, como banimento das contas da PSN e bloqueio dos jogos através de atualizações do sistema.
Queremos o crescimento da indústria dos games, e para isso é preciso um modelo de negócio por trás fomentando. Porém, se os preços praticados em território nacional - especialmente nos lançamentos - não fossem tão fora da realidade, o interesse em burlar as normas não seria assim, tão grande.

Nenhum comentário: